QUESTÕES
Assinale a alternativa correta.
1.A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) o
conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus
afluentes.
b) a área
ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de
chuvas.
c) o
conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de
água da água baixa.
d) o aumento
exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove
acima do normal.
e) o lago
formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
2. A bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de
navegação é:
a) Bacia do
São Francisco;
b) Bacia do
Paraná;
c) Bacia do
Uruguai;
d) Bacia
Amazônica;
e) Bacia do
Paraíba do Sul
3. Considerando a riqueza dos
recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser
motivada por:
a)
reduzida área de solos agricultáveis.
b)
ausência de reservas de águas subterrâneas.
c)
escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta
de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e)
degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
4.A
possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade,
considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No
entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir
na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação
humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I.
Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se
afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III
são, respectivamente:
a) uso de
fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes /
canalização
de córregos e rios.
de córregos e rios.
b)
lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de
aterros sanitários.
c) uso de
fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo
urbano.
d)
lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros
sanitários.
e)
construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros
sanitários.
5. Segundo uma organização
mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão
situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de
consumo do produto.
Uma
alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a
disponibilidade global, seria:
a)
desenvolver processos de reutilização da água.
b)
explorar leitos de água subterrânea.
c)
ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d)
captar águas pluviais.
e)
importar água doce de outros estados.
6. A falta de água doce no
planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século.
Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível
para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por
meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no
ciclo da água, alterando:
a) a
quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a
qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a
qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d)
apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o
regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
7. O ciclo hidrológico é a
circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se
a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:
a) A água
potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para
irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
b) As
águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água,
impedindo o escoamento superficial;
c) A
contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou
agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
d) A
emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da
água, interferindo no controle de qualidade ambiental.
8. O mapa abaixo está destacando uma das principais bacias
hidrográficas do Brasil. Marque a alternativa que corresponde a essa bacia de
drenagem.
a)
Bacia Hidrográfica do São Francisco
b)
Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste
c)
Bacia Hidrográfica do Paraná
d)
Bacia Hidrográfica Amazônica
e)
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Questões
1-
A
água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies
da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
A
poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a
manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade
e uso responsável da água, cite pelo menos (3) três possíveis atitudes a serem
tomadas.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
Observe o mapa Acesso das populações a rede de água potável
(2009) e responda:
O acesso das populações a água potável
é um dos indicativos do nível de desenvolvimento e das condições de vida das
sociedades no mundo contemporâneo. Explique em quais regiões do mundo tem menos
acesso á água. Justifique a sua resposta.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- A ação intensiva do ser humano sobre o meio, em virtude
da ocupação do solo, tanto no espaço urbano quanto no rural, altera as
condições ambientais originais.
Observe as figuras a seguir, que
ressaltam a hidrografia como um elemento marcante da paisagem.
a)
Suponha
que, na área rural em que se localiza o rio mostrado na figura 1, ocorreram
chuvas intensas. Justifique por que o rio, nessa área, apresenta menores
chances para transbordar.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Mencione
e explique um problema socioambiental provocado pelo transbordamento de rios em
áreas urbanas.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
O
Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos
14,5 milhões m3 coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m3.
Observe
a tabela e responda em qual região brasileira é maior a coleta e o tratamento
de esgoto? E em qual região é menor a coleta e o tratamento de esgoto? Explique
como isso ocorre.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-
A
contaminação dos recursos hídricos no Brasil vem assumindo grandes proporções
nas duas últimas décadas. Entre as causas dessa contaminação podemos destacar
alguns fatores como quais, por exemplo? Cite pelo menos três causas.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
A
possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade,
considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. Explique
o que podemos fazer para diminuir a escassez de água no planeta.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-
Um
relatório da Unesco (Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e
Cultura) afirma que, se as reservas de água não forem protegidas, dois terços
da população mundial viverão em regiões com problemas de abastecimento no ano
de 2025. Você acha que essa situação pode gerar conflitos entre países? Por
quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-
À
medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente
demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico,
nas indústrias, na agricultura e pecuária. Entre as formas, qual é a que
utiliza mais água? Justifique sua resposta.
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÕES
1-As desigualdades sociais e
econômicas também fazem parte dos temas tratados pela geografia. Quais os
fatores contribuem para que as desigualdades econômicas e sociais sejam maiores?
R:
2-No
contato com a natureza, o ser humano explora e modifica o espaço ao seu redor.
Como é chamado esse espaço modificado?
R:
3-Quando se desloca para um
lugar para outro onde você não conhece é preciso buscar informações para se
localizar. Como podem ser chamadas essas informações?
R:
4-As primeiras formas de
orientação não necessitavam de nenhum instrumento para determiná-las, elas eram
observadas no decorrer do dia e da noite. Quais eram esses meios de orientação?
R:
5-Através da observação dos
ventos em diversos lugares do mundo, os navegadores constataram primeiro que os
ventos são constates e regulares sempre na mesma direção, e deram nomes a esses
ventos, nomes estes que deram origem aos nomes das direções. Essas primeiras
direções receberam qual nome?
R:
6-Considerando que você está
de frente para a direção norte, escreva as direções que estão à sua direita,
esquerda e atrás de você.
R:
7-A Terra gira em torno de
si mesma, como um pião, no sentido anti-horário e demora 24 horas para dar uma
volta completa em si mesma. Qual o nome desse movimento que a terra realiza
dando origem aos dias e noites?
R:
8-Os satélites artificiais
transmitem diversas informações, através de ondas eletromagnéticas que têm
diferentes utilidades. Cite pelo menos duas utilidades para o satélite
artificial.
R:
9-A terra é divida em dois hemisférios, norte e
sul, por uma linha imaginária. Qual o nome dessa linha?
R:
10-Os meridianos e paralelos
se cruzam e formando um conjunto chamado de coordenadas geográficas, que são
medidas em graus. Como é chamada a medida de um determinado lugar em relação ao
equador?
R:
11-Como é chamada a medida em
graus para Leste e para Oeste a partir do meridiano de Greenwich?
R:
12-O conceito de fusos
horários surgiu em meados do séc. XIX para estabelecer um sistema de horários,
que dividiu o mundo em 24 partes paralelas aos meridianos, e cada parte
representa um horário. Sendo que os meridianos são medidos em graus, quantos
graus existem em cada parte?
R:
13-Sabemos que os países que
estão a Leste do meridiano de Greenwich são chamados de países orientais e os
que estão a Oeste são chamado de países ocidentais. Sendo assim o Brasil é um
país oriental ou ocidental?
R:
14- Em São Paulo, são 14 horas. Que hora será no Acre, que está 1
fuso horário para oeste?
R:
15- Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14 horas. Qual
o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E o horário no
Texas, que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?
R:
QUESTÕES
1.É principalmente um produto da experiência humana:
“(...) lugar significa muito mais que o sentido geográfico de localização. O
“lugar é um centro de significadosconstruído pela experiência” .
O texto acima aborda a categoria de estudo da Geografia que é:
a) Paisagem Natural.
b) Região
c) Lugar
d) Paisagem Humanizada
2. Assinale a opção correta em relação as
características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo
o que os nossos olhos possam ver de um
determinado local.
b) As paisagens não
mudam.
c) As paisagens podem
ser só bonitas e não feias.
d) As paisagens
representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
3. A paisagem em que
predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a
hidrografia é chamada de paisagem
natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
4. Assinale a opção correta em relação as características do espaço geográfico:
a) O espaço geográfico não é a natureza transformada pelos seres
humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a
paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário não compreender a sociedade que o criou e
continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza
e da sociedade.
5. Com base nos conceitos de elementos naturais e elementos
culturais assinale a alternativa correta que indique os dois elementos:
a) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios,
relevos e também por prédios, casas e estradas.
b) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas
longe da outras.
c) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas
pavimentadas
d) Tem sua estrutura adaptada às necessidades do homem, da
produção e sobrevivência.
6. Observe atentamente a rosa dos ventos, complete os
pontos cardeais e colaterais;
7. Os pontos colaterais ficam entre os pontos
cardeais.
Entre o norte e o leste está o _______________________
Entre o sul e o leste está o _______________________
Entre o sul e o oeste está o _______________________
Entre o norte e o oeste está o _______________________
8. Leia o fragmento da
música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica
utilizada:
SAMBA
DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim
Eparrê
Aroeira beira de mar
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
a) CARTOGRAFIA,
o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que
podemos representar em mapas.
b) ESPAÇO
GEOGRAFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja,
nosso Espaço Sideral.
c) REGIÃO,
os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de
particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
d) LUGAR,
pois remete a idéia de espaço vivido e conhecido, pode-se dizer que é com este
sentido afetivo que o autor se refere à sua terra.
e)TERRITÓRIO,
pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos
sociais diferentes.
1.Com 8.514.876 Km2, o
Brasil é o quinto maior país do planeta em extensão territorial. Os países que
possuem área maior que a do Brasil são:
a)
Rússia, China, Índia e Austrália
b)
Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Indonésia
c)
Rússia, Canadá, China e Estados Unidos
d)
Canadá, Índia, México e China
e)
Rússia, China, Estados Unidos e Austrália
2. A grande extensão territorial do
Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas.
Os dois países que não se limitam com o Brasil são:
a)
Uruguai e Peru
b) Chile
e Equador
c)
Bolívia e Venezuela
d)
Argentina e Chile
e) Peru e
Colômbia
3. Analise as afirmativas sobre a
posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as
falsas.
( ) Os extremos do território brasileiro que
estão no sentido sul e norte são respectivamente: Ponta do
Seixas e Nascente do Rio Moa.
( ) Os extremos do território do Brasil no
sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do
Sul).
( ) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental,
visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.
( ) O Trópico de Capricórnio “corta” o
território brasileiro na sua porção sul.
( ) Cortado ao norte pela linha do Equador, o
Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional (acima) e 93% no
Hemisfério meridional ( abaixo) da linha do equador.
4.
Analise o mapa e marque a alternativa INCORRETA.
a) O
Brasil está localizado na América do Sul e é banhado somente pelo oceano
Atlântico.
b) Dos
países sul-americanos, somente Chile e Equador não possuem fronteira o Brasil.
c) A
porção sul do Brasil é cortada pela linha do Equador, mais precisamente nos
estados Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.
d)
Bolívia e Peru estão localizados a oeste do território brasileiro.
e) O
Trópico de Capricórnio corta o território brasileiro na porção sul.
5. Uma das fronteiras mais
movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando
sobre o Rio Paraná, separa o país do:
a)
Uruguai
b)
Bolívia
c)
Equador
d)
Paraguai
e) Peru
6. O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país
que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:
a)
Suriname
b) Chile
c)
Bolívia
d)
Paraguai
e)
Argentina
7. Marque a alternativa que
corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.
a) 26
estados e 1 Distrito Federal
b) 25
estados
c) 25
estados e 1 Distrito Federal
d) 27
estados.
e) 26
estados, 1 Distrito Federal e 1 Distrito Municipal.
8. Sobre os estados e suas respectivas regiões, associe grupo A
(regiões) com o grupo B (estados).
Grupo A:
(1) Região Norte
(2) Região Sul
(3) Região Nordeste
(4) Região Sudeste
(5) Região Centro Oeste
(2) Região Sul
(3) Região Nordeste
(4) Região Sudeste
(5) Região Centro Oeste
Grupo B:
( ) Espírito Santo
( ) Roraima
( ) Mato Grosso
( ) Santa Catarina
( ) Sergipe
( ) Goiás
( ) São Paulo
( ) Amapá
( ) Rio Grande do Sul
( ) Maranhão
( ) Rio Grande do Sul
( ) Tocantins
( ) Rio de Janeiro
( ) Paraná
( ) Rondônia
( ) Acre
( ) Mato Grosso do Sul
1º
Bimestre Unidade A: O mundo que nos cerca
( ) Roraima
( ) Mato Grosso
( ) Santa Catarina
( ) Sergipe
( ) Goiás
( ) São Paulo
( ) Amapá
( ) Rio Grande do Sul
( ) Maranhão
( ) Rio Grande do Sul
( ) Tocantins
( ) Rio de Janeiro
( ) Paraná
( ) Rondônia
( ) Acre
( ) Mato Grosso do Sul
Simulado de Geografia 9°ano
1-O
índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma
partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na
praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na
mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são
distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo
moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua
comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 .
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 .
Ao
comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b)
O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não
pertencem à sua cultura.
c)
Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às
mesmas informações.
d)
Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm
uma visão mais aprimorada da realidade.
e)
A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de
Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
2-Entre
as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia
estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa
que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um
centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de
obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países
na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no
grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da
mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria
projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em
desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007.
Diante
das transformações ocorridas, é reconhecido que:
a)
A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a
agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b)
Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado,
obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c)
As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as
populações que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e)
O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão
da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países
desenvolvidos.
3-São
características da Globalização:
a)
A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição
dos mercados e a valorização tecnológica.
b)
O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o
aumento do controle estatal na economia.
c)
A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição
dos índices de robotização na indústria.
d)
A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e
direitos trabalhistas.
e)
A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do
capital financeiro.
4-O
processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto
nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural
dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar,
de modo correto, que:
a)
A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos
países subdesenvolvidos.
b)
O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são
fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c)
O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial,
fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d)
As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma
forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e)
Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de
formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.
5-Guerra
Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945)
envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos:
capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
a)
Estados Unidos e Japão.
b)
Inglaterra e União Soviética.
c)
União Soviética e Itália.
d)
Alemanha e França.
e)
Estados Unidos e União Soviética.
6-A
“Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa
decorrente da:
a)
Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras
mundiais.
b)
Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c)
Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra
Mundial.
d)
Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De
um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e)
A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.
7-Os
45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética
não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em
duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar
disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação
internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a)
corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a
Primeira Guerra Mundial.
b)
domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do
Norte.
c)
choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante
os anos 1930.
d)
disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências
orientais, como a China e o Japão.
e)
constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra
Mundial.
8-É
uma instituição internacional voltada para garantir o controle da produção e
das políticas petrolíferas entre os seus países-membros, sendo um dos
principais atores na grande crise do Petróleo ocorrida na década de 1970.
O
texto acima faz referência a uma importante organização, que é a:
a)
ONU
b)
OMC
c)
OPEP
d)
OEA
e)
OIT
9-O
capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX
através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história
e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir:
I.
É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes
empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos;
II.
Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para
baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor;
III.
É a fase do capitalismo em que mais se ofereceram condições para a
proliferação das empresas multinacionais;
IV.
O capitalismo financeiro foi construído para combater a suposta ameaça
socialista soviética no mundo.
São
corretas as afirmativas:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e IV
d)
I, II e III
e)
I e IV
10-(FATEC)
“Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência
são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na
Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha,
França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”
(MOREIRA,
Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo:
Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)
Sobre
o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de
conflitos:
a)
civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países
do chamado Terceiro Mundo.
b)
ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia,
no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c)
entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente,
na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d)
culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos
e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e)
étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países
europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.
11-Assinale
a alternativa que apresenta uma prática bastante difundida no contexto da
economia de mercado:
a)
estatização de empresas privadas
b)
regulação dos espaços industriais pelo Estado
c)
formação de trustes
d)
predomínio de pequenas empresas na economia
e)
declínio das práticas de incentivos fiscais
12-Assinale
a alternativa que indica o modelo econômico que melhor se relaciona ao contexto
atual da “economia de mercado”:
a)
Economia planificada
b)
Keynesianismo
c)
Neoliberalismo
d)
Desenvolvimentismo
e)
Sustentabilidade
Gabarito
1c, 2a,3e, 4b, 5e, 6c,7e,8c,9b,10b,11c,12c
1- Haverá água para todos?
“... Nos últimos 60 anos, a população mundial
duplicou. No mesmo período, o consumo de água pelas diferentes
atividades humanas aumentou em sete vezes, enquanto a quantidade de água
existente permaneceu igual. Acentuou-se, na mesma proporção, a
degradação desse recurso fundamental para o desenvolvimento de todas as formas
de vida. A deterioração e o uso excessivo têm relação direta com o
homem, em especial com o crescimento e a diversificação das atividades
agrícolas e industriais, o aumento da urbanização e a intensificação das ações
humanas nas bacias hidrográficas.”
(Por Marussia Whately, Fernanda Baluth e Bruno Weis. Le Monde
diplomatique Brasil, Ano 2, número 6, janeiro de 2008).
Sabemos que o aumento da população urbana, a contaminação de recursos
hídricos, a má gestão e distribuição da água são problemas que devem ser
enfrentados urgentemente pela sociedade mundial.
Sobre o cenário hídrico mundial NÃO é correto afirmar:
(A) Em escala mundial, a agricultura é o setor econômico que mais
consome água, correspondendo a 70% do consumo; seguida pelo setor industrial
com 20% e por fim, correspondendo a 10%, o consumo direto da população.
(B) Na China, mais da metade dos rios estão poluídos demais para servir
como fonte de água potável. O abastecimento de água contaminada por
esgoto, dejetos industriais e escoamento agrícola, é um dos grandes desafios
que o país já enfrenta diante do crescimento econômico.
(C) O aumento da demanda por água e sua crescente escassez, somados a
sua distribuição espacial e socialmente desigual pelo mundo trazem à questão
hídrica um forte caráter geopolítico. Os recursos hídricos não
obedecem a limites territoriais administrativos o que dificulta politicamente
sua gestão.
(D) A Amazônia brasileira corresponde à região do país com maior
disponibilidade de água doce e pouco sofre com escassez de água potável, visto
à crescente melhoria do acesso a água tratada e de o saneamento básico, fruto
da relevância internacional que a região alcançou nas últimas décadas.
(E) Em escala regional, o setor da indústria é o que menos consome água
para desenvolver as suas atividades relacionadas à tecnologia e derivados em
geral, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
2-- (UFMT-2006/2)-
Em setembro de 2005, o Bispo da Diocese de Barras (BA), Frei Luiz Cappio,
entrou em greve de fome contra a intenção de transposição das águas do rio São
Francisco. Projeto tão antigo quanto polêmico, revela, mais uma vez, a
importância deste rio para a região nordeste, marcando a história do Brasil. A
respeito, analise as assertivas abaixo.
I - O rio São Francisco foi um marco no avanço para o interior durante o período colonial impulsionado pela expansão da criação do gado vacum.
II - Graças à penetração norteada pelo curso do rio São Francisco no século XVIII, os estados como o atual Piauí foram ocupados do interior para o litoral.
III - Pressionado pela repercussão política do protesto de Dom Cappio, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva determinou significativa alteração no projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
IV - As maiores pressões contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco vêm do estado do Ceará devido ao receio de se ver prejudicado economicamente caso essa obra se efetue.
São corretas as assertivas:
I - O rio São Francisco foi um marco no avanço para o interior durante o período colonial impulsionado pela expansão da criação do gado vacum.
II - Graças à penetração norteada pelo curso do rio São Francisco no século XVIII, os estados como o atual Piauí foram ocupados do interior para o litoral.
III - Pressionado pela repercussão política do protesto de Dom Cappio, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva determinou significativa alteração no projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
IV - As maiores pressões contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco vêm do estado do Ceará devido ao receio de se ver prejudicado economicamente caso essa obra se efetue.
São corretas as assertivas:
(A) II e III, apenas.
(B)II, III e IV, apenas.
(C)I, III e IV, apenas.
(D)I, II, III e IV.
(E)I e II, apenas.
3- UFG 2009/1-A rede de drenagem, um dos componentes da bacia hidrográfica,
tem sido alterada nas áreas urbanas mediantes a realização da canalização dos
cursos d'água. As alterações promovidas por essa canalização implicam:
(A) na
utilização das margens dos cursos d'água nas áreas urbanizadas para plantação
de hortaliças irrigadas.
(B) no surgimento de movimentos
de massa, em diferentes pontos do canal fluvial, decorrente da menor quantidade
de água infiltrada.
(C) no aumento da velocidade
das águas, em virtude da diminuição dos obstáculos naturais do leito fluvial.
(D) no aumento da infiltração
das águas pluviais no solo, favorecida, pela manutenção da cobertura vegetal
natural ao longo das margens.
(E) na utilização das margens
planas para a implantação de edifícios comerciais.
4- (Enem) A
falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas
deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce
disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e
consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
(A) a quantidade total, mas não a
qualidade da água disponível no planeta.
(B) a qualidade da água e sua
quantidade disponível para o consumo das populações.
(C) a qualidade da água disponível,
apenas no subsolo terrestre.
(D) apenas a disponibilidade de água
superficial existente nos rios e lagos.
(E) o regime de chuvas, mas não a
quantidade de água disponível no Planeta.
5- (Enem)
Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada
três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no
padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável
para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
(A) desenvolver processos de
reutilização da água.
(B) explorar leitos de água
subterrânea.
(C) ampliar a oferta de água,
captando-a em outros rios.
(D) captar águas pluviais.
(E) importar água doce de outros
estados.
6- (Enem) A
possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada
por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão
importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no
reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas
alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais
ações humanas associadas às alterações I, II e III são respectivamente:
(A) uso de fertilizantes e aterros
sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
de córregos e rios.
(B) lançamento de gases poluentes /
lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
(C) uso de fertilizantes e aterros
sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
(D) lançamento de lixo nas ruas / uso
de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
(E) construção de barragens / uso de
fertilizantes / construção de aterros sanitários.
7- (Enem)
Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de
água em nosso país poderia ser motivada por:
(A) reduzida área de solos
agricultáveis.
(B) ausência de reservas de águas
subterrâneas.
(C) escassez de rios e de grandes
bacias hidrográficas.
(D) falta de tecnologia para retirar
o sal da água do mar.
(E) degradação dos mananciais e
desperdício no consumo.
8-Segundo a revista “Veja” de 21 de
Agosto de 2002, a água contaminada por esgotos domésticos, esgotos industriais
e lixo, por exemplo, mata 2,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Seu efeito
sobre os seres aquáticos também é devastador.
Se a liberação de um grande volume de
esgoto industrial alterar a pressão osmótica da água de um pequeno reservatório
de água doce, seus peixes poderão morrer em decorrência da:
(A)
Hipertemia
(B)
Asfixia
(C)
Hipotermia
(D)
Inanição
(E)
Desidratação
9-
Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente
aquático, devemos:
I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV.
I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV.
10- NARCOTRÁFICOS POLUEM NASCENTES DE RIOS NA
AMAZÔNIA
Relatório
alerta para risco de desastre ambiental por conta do despejo de produtos
químicos usados no refino da cocaína (...). Cerca de 2500 espécies de peixes
estão ameaçadas, segundo a Polícia Federal, por este tipo de poluição, além de
milhões de variedades de vegetais, insetos e micro-organismos. (O GLOBO,
31/08/97)
A criação de uma camada isolante, pelo despejo de produtos químicos, forma uma barreira entre o sol e os vegetais. Essa barreira impede a fase clara da fotossíntese, em que ocorre a produção de:
A criação de uma camada isolante, pelo despejo de produtos químicos, forma uma barreira entre o sol e os vegetais. Essa barreira impede a fase clara da fotossíntese, em que ocorre a produção de:
(A)
Gás Carbônico
(B)
Ácido Lático
(C)
Oxigênio
(D)
Glicose
(E)
Nitrogênio
11-O sol participa do ciclo da água,
pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios,
lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas
gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As
nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a
condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo
sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera,
outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios
e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da
água. Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. A evaporação é maior
nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação
participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na
atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a
água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo
hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.
(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C)
somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D)
somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.
12-A construção de
grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de
seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas:
(A) não causa impactos na região, uma vez que a
quantidade total de água da Terra permanece constante.
(B) não causa impactos na região, uma vez que a água
que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e
velocidade.
(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo
da água na região.
(D) aumenta a evaporação na região da represa,
acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
(E) diminui a quantidade de água disponível para a
realização do ciclo da água.
Objetivos específicos:
|
|
·
Observar, identificar, explicar e
refletir a respeito do conceito de paisagem e lugar.
·
Diferenciar paisagem natural de espaço
geográfico..
·
Ler, compreender e analisar textos
escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
|
|
Conteúdos:
|
|
Capítulo 1–Os elementos que compõem o mundo que nos
cerca
Capítulo 2- A importância dos lugares na nossa vida.
-Lugar: Elemento
fundamental no estudo da Geografia.
|
Capítulo 3- Reconhecer e Representar lugares
diferentes
-Desenvolvendo a
observação
-Os diversos
elementos que compõem um lugar.
-O ser humano e os
elementos naturais
-Recohecendo os
lugares
|
2°
Bimestre Unidade B: Com quem vivemos?
Objetivos específicos:
|
|
·
Ler e interpretar mapas, elaborar mapas,
ler, construir e interpretar gráficos e tabelas.
·
Conhecer as principais características
físicas, sociais e humanas.
·
Ler, compreender e analisar textos
escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
|
|
Conteúdos:
|
|
Capítulo 4- A vida em sociedade
-Conviver com o
outro
-O indivíduo e as
várias funções e regras
-Reconhecendo o
nosso lugar
Capítulo 5- Reconhecendo diferentes populações
-As pessoas do
mundo
-A população e seu
território
Capítulo 6- A população brasileira
-Os maiores
territórios do mundo
-Brasil:um país
populoso
|
Capítulo 7-Nossa
gente: os povos indígenas
-Conhecendo
novos lugares
-Poucos,
porém muitos
-Os
índios são donos de suas terras?
-Os
índios são realmente livres em seus territórios?
Capítulo 8-Nossa
gente: Negros e Brancos
-Conhecendo
mais um lugar
-Reconhecendo
com quem vivemos
-Uma
nova etnia na ocupação do território
-A
composição da população brasileira
|
3°
Bimestre Unidade C: A construção do mundo que nos cerca
Objetivos específicos:
|
|
·
Ler, compreender e analisar textos
escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
·
Relacionar o processo de globalização ao
aumento do consumismo.
·
Reconhecer a importância da mídia e da
propaganda.
·
Perceber que as possibilidades de uma
vida digna estão ligadas ao conjunto de serviços e oportunidades oferecidos
em cada sociedade.
|
|
Conteúdos:
|
|
Capítulo 9- A transformação da natureza:o trabalho
humano
-As marcas do homem
-O mundo do
trabalho: uma teia de relações
Capítulo 10- A transformação da natureza: das
matérias-primas às mercadorias
-O fazedor de
milagres
-A divisão do
trabalho
|
-De
volta ao estudo da sociedade
Capítulo 11-A
construção do espaço geográfico no Brasil
-A
modificação da paisagem
-Como
encaramos os elementos naturais?
-A
construção do espaço
|
4°
Bimestre Unidade D: A construção do espaço urbano
Objetivos específicos:
|
|
·
Ler, compreender e analisar textos
escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
|
|
Conteúdos:
|
|
Capítulo 12-Observando as cidades: o que elas nos
revelam?
-Imagens da cidade
-A atração exercida
pelas cidades
-Quantos vivem nas
cidades?
Capítulo 13-Observando as cidades: a vida nas
metrópoles
-As cidades no
tempo
-As metrópoles
nacionais
-Onde o brasileiro
prefere morar?
|
Capítulo 14- O trabalho no espaço
urbano:a produção de riqueza
-“Leite, quéqué isso?
-A atividade secundária
Capítulo 15- O trabalho no espaço
urbano:o setor terciário
-Quanto custa?
-Como uma mercadoria chega até você
-Você é o consumidor
|
Unidade
E:A construção do espaço rural
Objetivos específicos:
|
|
Identificar a imagem da sociedade em que vive e construir a
imagem de um cidadão responsável.
|
|
Conteúdos:
|
|
Capítulo 16-Observando a paisagem rural:o que ela nos
revela?
-Para ler, ouvir e
dançar
-Dois mundos bem
diferentes
-Diferentes
paisagens rurais
Capítulo 17-O trabalho no campo: a agricultura
familiar e a agricultura patronal
-Um lugar para
passar as férias
-Agricultura de
subsistência
-Propriedades
familiares e propriedades patronais
|
Capítulo 18- O trabalho no campo:
os proprietários rurais e o uso da terra
-Quem são os proprietários da terra?
-Os empresários do campo
-O que mais o campo produz?
|
Avaliação:
|
|
Componente
A:
Durante o bimestre
o professor utilizará um instrumento dissertativo abordando os conceitos
trabalhados que somará os valores de (0 a 10).
A composição da prova individual resultará
na nota (A) do aluno.
Componente
B:
Ao longo de cada
bimestre, os alunos terão, em todas as disciplinas, várias oportunidades para
desenvolver trabalhos individuais e em grupo, bem como construir uma postura
de estudante.
Assim sendo, serão
estabelecidos critérios para avaliação do *Trabalho Individual e/ou em Grupo , Postura de Estudante (tarefa de casa, participação,
comportamento, assiduidade), *Simulado e Prova Mensal .
A soma dos itens acima resultará na nota B
do aluno.
*No
1º e no 3º bimestre o instrumento avaliativo (Simulado) será desenvolvido em
sala como preparatório para os Simulados do 2º e 4º bimestres.
Média
bimestral
Será obtida pela soma dos
componentes A+B : 2.
Recuperação
O
aluno que não alcançar a média (6.0) no Componente
A ou na Média Bimestral terá a
oportunidade de realizar uma prova de recuperação que terá valor de (0 a 8).
|
Professor
(a): Robson Deodato
de Almeida
Roteiro de Estudo
Bimestral de Geografia
Conteúdos
UNIDADE A
O mundo que nos cerca
Capítulo 1-O olhar
Geográfico
Os elementos que compõem o mundo que
nos cerca
Reconhecendo o meu lugar
Capítulo 2- A
importância dos lugares na nossa vida
Lugar: elemento fundamental no
estudo da Geografia
A escolha de um lugar
Reconhecendo o meu lugar
Capítulo 3- Reconhecer
e representar lugares diferentes
Desenvolvendo a observação
Os diversos elementos que compõem um
lugar
O ser humano e os elementos naturais
Reconhecendo os lugares
UNIDADE B
Capítulo 4- Com quem
vivemos?
Conviver com o outro
O indivíduo e as várias funções e
regras
Reconhecendo o nosso lugar
Como organizar seu
estudo:
·
Estabeleça
um horário diário para o estudo;
·
Determine
no mínimo uma hora em seu dia para estudar.
·
Evite,
quanto possível, estudar à noite;
·
Preste
toda atenção possível. Afaste-se de tudo que o (a) distrai;
Chegue à aula pontualmente para não
perder as instruções do professor.
Como estudar Geografia
-Releia os textos se atentando as
partes grifadas;
-Observe os detalhes das ilustrações
e desenhos;
-Reveja as pesquisas solicitadas
pelo professor sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
-Faça anotações: Criar o hábito de
anotar as principais informações ajuda a direcionar a atenção para o que o
professor diz.
-Escreva em seu caderno as palavras
destacadas na apostila e inclua em seu dicionário geográfico.
-Releia os resumos dos conteúdos que
elaboramos.
|
Tema: Bacias
Hidrográficas Brasileiras
-Bacia Amazônica
-Bacia Tocantins Araguaia
-Bacia Paraná
-Bacia São Francisco
-Bacia do Paraguai
-Bacia do Uruguai
Objetivo:
Aprender e compreender sobre a importância da
hidrografia brasileira para a sociedade em que vivemos.
Metodologia
O trabalho deverá ser apresentado em slides
(Power point) e também em parte escrito por grupo com (capa, índice, paginado,
bibliografia e conclusão, fonte Arial, tamanho 11 o texto e título e subtítulos
tamanho 14).
-Elaboração de slides no Power Point, com no
mínimo 10 slides e máximo 20 slides.
-A apresentação em slides deve conter mais
imagens e alguns tópicos relacionados ao assunto.
Dicas
de como montar um trabalho em slides
Uma imagem vale mais que mil palavras também
em uma apresentação de slides, portanto, sempre que possível, substitua uma
frase ou um parágrafo por uma imagem.Fale mais e escreva menos, se o texto for
indispensável, tente escrever pouco, pois slides enxutos são mais bonitos e
tornam a apresentação mais dinâmica.
Seu slide está redondinho: claro, objetivo e
despoluído. Mas, na hora de apresentação você começa a ler! Esqueça isso!
Treine bastante em casa, releia os textos que serviram de base para a criação
da apresentação e não leia. Quando estiver palestrando para outras pessoas,
tenha postura: nada de colocar as mãos no bolso ou cruzar os braços.