PROFº ROBSON GEOGRAFIA

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QUESTÕES
Assinale a alternativa correta.
1.A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água da água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.

2. A bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação é:
a) Bacia do São Francisco;
b) Bacia do Paraná;
c) Bacia do Uruguai;
d) Bacia Amazônica;
e) Bacia do Paraíba do Sul

3. Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

 4.A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.


5. Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.



6. A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

7. O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

a) A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
b) As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;
c) A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
d) A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.












8. O mapa abaixo está destacando uma das principais bacias hidrográficas do Brasil. Marque a alternativa que corresponde a essa bacia de drenagem.
http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/br.jpg
a) Bacia Hidrográfica do São Francisco
b) Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste
c) Bacia Hidrográfica do Paraná
d) Bacia Hidrográfica Amazônica
e) Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia





 Questões
1-    A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-    A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite pelo menos (3) três possíveis atitudes a serem tomadas.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-    Observe o mapa Acesso das populações a rede de água potável (2009) e responda:
O acesso das populações a água potável é um dos indicativos do nível de desenvolvimento e das condições de vida das sociedades no mundo contemporâneo. Explique em quais regiões do mundo tem menos acesso á água. Justifique a sua resposta.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4- A ação intensiva do ser humano sobre o meio, em virtude da ocupação do solo, tanto no espaço urbano quanto no rural, altera as condições ambientais originais.
Observe as figuras a seguir, que ressaltam a hidrografia como um elemento marcante da paisagem.



a)    Suponha que, na área rural em que se localiza o rio mostrado na figura 1, ocorreram chuvas intensas. Justifique por que o rio, nessa área, apresenta menores chances para transbordar.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Mencione e explique um problema socioambiental provocado pelo transbordamento de rios em áreas urbanas.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-    O Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos 14,5 milhões m3 coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m3.
Observe a tabela e responda em qual região brasileira é maior a coleta e o tratamento de esgoto? E em qual região é menor a coleta e o tratamento de esgoto? Explique como isso ocorre.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-    A contaminação dos recursos hídricos no Brasil vem assumindo grandes proporções nas duas últimas décadas. Entre as causas dessa contaminação podemos destacar alguns fatores como quais, por exemplo? Cite pelo menos três causas.

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-    A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. Explique o que podemos fazer para diminuir a escassez de água no planeta.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-    Um relatório da Unesco (Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) afirma que, se as reservas de água não forem protegidas, dois terços da população mundial viverão em regiões com problemas de abastecimento no ano de 2025. Você acha que essa situação pode gerar conflitos entre países? Por quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-    À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Entre as formas, qual é a que utiliza mais água? Justifique sua resposta.
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUESTÕES
1-As desigualdades sociais e econômicas também fazem parte dos temas tratados pela geografia. Quais os fatores contribuem para que as desigualdades econômicas e sociais sejam maiores?
R:


2-No contato com a natureza, o ser humano explora e modifica o espaço ao seu redor. Como é chamado esse espaço modificado?
R:


3-Quando se desloca para um lugar para outro onde você não conhece é preciso buscar informações para se localizar. Como podem ser chamadas essas informações?
R:


4-As primeiras formas de orientação não necessitavam de nenhum instrumento para determiná-las, elas eram observadas no decorrer do dia e da noite. Quais eram esses meios de orientação?
R:


5-Através da observação dos ventos em diversos lugares do mundo, os navegadores constataram primeiro que os ventos são constates e regulares sempre na mesma direção, e deram nomes a esses ventos, nomes estes que deram origem aos nomes das direções. Essas primeiras direções receberam qual nome?
R:


6-Considerando que você está de frente para a direção norte, escreva as direções que estão à sua direita, esquerda e atrás de você.
R:


7-A Terra gira em torno de si mesma, como um pião, no sentido anti-horário e demora 24 horas para dar uma volta completa em si mesma. Qual o nome desse movimento que a terra realiza dando origem aos dias e noites?
R:


8-Os satélites artificiais transmitem diversas informações, através de ondas eletromagnéticas que têm diferentes utilidades. Cite pelo menos duas utilidades para o satélite artificial.
R:

9-A terra é divida em dois hemisférios, norte e sul, por uma linha imaginária. Qual o nome dessa linha?
R:


10-Os meridianos e paralelos se cruzam e formando um conjunto chamado de coordenadas geográficas, que são medidas em graus. Como é chamada a medida de um determinado lugar em relação ao equador?
R:


11-Como é chamada a medida em graus para Leste e para Oeste a partir do meridiano de Greenwich?
R:


12-O conceito de fusos horários surgiu em meados do séc. XIX para estabelecer um sistema de horários, que dividiu o mundo em 24 partes paralelas aos meridianos, e cada parte representa um horário. Sendo que os meridianos são medidos em graus, quantos graus existem em cada parte?
R:

13-Sabemos que os países que estão a Leste do meridiano de Greenwich são chamados de países orientais e os que estão a Oeste são chamado de países ocidentais. Sendo assim o Brasil é um país oriental ou ocidental?
R:

14- Em São Paulo, são 14 horas. Que hora será no Acre, que está 1 fuso horário para oeste?
R:


15- Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14 horas. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E o horário no Texas, que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?

R:
QUESTÕES
1.É principalmente um produto da experiência humana: “(...) lugar significa muito mais que o sentido geográfico de localização. O “lugar é um centro de significadosconstruído pela experiência” .
O texto acima aborda a categoria de estudo da Geografia que é:
a) Paisagem Natural.
b) Região
c) Lugar
d) Paisagem Humanizada

2. Assinale a opção correta em relação as características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos possam ver  de um determinado local.
b) As paisagens não mudam.
c) As paisagens podem ser só bonitas e não feias.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.

3. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.

4. Assinale a opção correta em relação as características do espaço geográfico:
a) O espaço geográfico não é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário  não compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza e da sociedade.

5. Com base nos conceitos de elementos naturais e elementos culturais assinale a alternativa correta que indique os dois elementos: 
a) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e também por prédios, casas e estradas. 
b) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras. 
c) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentadas  
d) Tem sua estrutura adaptada  às necessidades do homem, da produção e sobrevivência. 



6. Observe atentamente a rosa dos ventos, complete os pontos cardeais e colaterais; 
http://alvarovelho.net/images/stories/rosadosventos/compassrose_bw.gif


7. Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais. 
Entre o norte e o leste está o _______________________
Entre o sul e o leste está o     _______________________
Entre o sul e o oeste está o    _______________________
Entre o norte e o oeste está o _______________________ 

8. Leia o fragmento da música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica utilizada:
SAMBA DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim
Eparrê
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...
a) CARTOGRAFIA, o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que podemos representar em mapas.
b) ESPAÇO GEOGRAFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja, nosso Espaço Sideral.
c) REGIÃO, os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
d) LUGAR, pois remete a idéia de espaço vivido e conhecido, pode-se dizer que é com este sentido afetivo que o autor se refere à sua terra.
e)TERRITÓRIO, pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos sociais diferentes.
1.Com 8.514.876 Km2, o Brasil é o quinto maior país do planeta em extensão territorial. Os países que possuem área maior que a do Brasil são:

a) Rússia, China, Índia e Austrália
b) Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Indonésia
c) Rússia, Canadá, China e Estados Unidos
d) Canadá, Índia, México e China
e) Rússia, China, Estados Unidos e Austrália

2. A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Os dois países que não se limitam com o Brasil são:

a) Uruguai e Peru
b) Chile e Equador
c) Bolívia e Venezuela
d) Argentina e Chile
e) Peru e Colômbia

3. Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(  ) Os extremos do território brasileiro que estão  no sentido  sul e norte são respectivamente: Ponta do Seixas e Nascente do Rio Moa.
(  ) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).
(  ) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.
(  ) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.
(  ) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional (acima) e 93% no Hemisfério meridional ( abaixo) da linha do equador.

 4. Analise o mapa e marque a alternativa INCORRETA.
http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/brasil.jpg

a) O Brasil está localizado na América do Sul e é banhado somente pelo oceano Atlântico.
b) Dos países sul-americanos, somente Chile e Equador não possuem fronteira o Brasil.
c) A porção sul do Brasil é cortada pela linha do Equador, mais precisamente nos estados Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.
d) Bolívia e Peru estão localizados a oeste do território brasileiro.
e) O Trópico de Capricórnio corta o território brasileiro na porção sul.

5. Uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando sobre o Rio Paraná, separa o país do:

a) Uruguai
b) Bolívia
c) Equador
d) Paraguai
e) Peru
6.  O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:
http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/a%20fronteiras%20do%20brasil.exercicios.jpg
a) Suriname
b) Chile
c) Bolívia
d) Paraguai
e) Argentina

7. Marque a alternativa que corresponde à quantidade correta de estados do Brasil.

a) 26 estados e 1 Distrito Federal
b) 25 estados
c) 25 estados e 1 Distrito Federal
d) 27 estados.
e) 26 estados, 1 Distrito Federal e 1 Distrito Municipal.

8. Sobre os estados e suas respectivas regiões, associe grupo A (regiões) com o grupo B (estados).
Grupo A:
(1) Região Norte
(2) Região Sul
(3) Região Nordeste
(4) Região Sudeste
(5) Região Centro Oeste
Grupo B:
(   ) Espírito Santo
(   ) Roraima
(   ) Mato Grosso
(   ) Santa Catarina
(   ) Sergipe
(   ) Goiás
(   ) São Paulo
(   ) Amapá
(   ) Rio Grande do Sul
(   ) Maranhão
(   ) Rio Grande do Sul
(   ) Tocantins
(   ) Rio de Janeiro
(   ) Paraná
(   ) Rondônia
(   ) Acre
(   ) Mato Grosso do Sul

Simulado de Geografia 9°ano
1-O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 .
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que

a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

2-Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007.
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:   
a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.  
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

3-São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

4-O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

5-Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.

6-A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

7-Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

8-É uma instituição internacional voltada para garantir o controle da produção e das políticas petrolíferas entre os seus países-membros, sendo um dos principais atores na grande crise do Petróleo ocorrida na década de 1970.
O texto acima faz referência a uma importante organização, que é a:
a) ONU
b) OMC
c) OPEP
d) OEA
e) OIT

9-O capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir:
I. É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos;
II. Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor;
III.  É a fase do capitalismo em que mais se ofereceram condições para a proliferação das empresas multinacionais;
IV.  O capitalismo financeiro foi construído para combater a suposta ameaça socialista soviética no mundo.
São corretas as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I e IV

10-(FATEC) “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”
(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)
 Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:
a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.
b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

11-Assinale a alternativa que apresenta uma prática bastante difundida no contexto da economia de mercado:
a) estatização de empresas privadas
b) regulação dos espaços industriais pelo Estado
c) formação de trustes
d) predomínio de pequenas empresas na economia
e) declínio das práticas de incentivos fiscais

12-Assinale a alternativa que indica o modelo econômico que melhor se relaciona ao contexto atual da “economia de mercado”:
a) Economia planificada
b) Keynesianismo
c) Neoliberalismo
d) Desenvolvimentismo
e) Sustentabilidade

Gabarito 1c, 2a,3e, 4b, 5e, 6c,7e,8c,9b,10b,11c,12c




1- Haverá água para todos?
“... Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou.  No mesmo período, o consumo de água pelas diferentes atividades humanas aumentou em sete vezes, enquanto a quantidade de água existente permaneceu igual.  Acentuou-se, na mesma proporção, a degradação desse recurso fundamental para o desenvolvimento de todas as formas de vida.  A deterioração e o uso excessivo têm relação direta com o homem, em especial com o crescimento e a diversificação das atividades agrícolas e industriais, o aumento da urbanização e a intensificação das ações humanas nas bacias hidrográficas.”
(Por Marussia Whately, Fernanda Baluth e Bruno Weis. Le Monde diplomatique Brasil, Ano 2, número 6, janeiro de 2008).

Sabemos que o aumento da população urbana, a contaminação de recursos hídricos, a má gestão e distribuição da água são problemas que devem ser enfrentados urgentemente pela sociedade mundial.

Sobre o cenário hídrico mundial NÃO é correto afirmar:

(A) Em escala mundial, a agricultura é o setor econômico que mais consome água, correspondendo a 70% do consumo; seguida pelo setor industrial com 20% e por fim, correspondendo a 10%, o consumo direto da população.
(B) Na China, mais da metade dos rios estão poluídos demais para servir como fonte de água potável. O abastecimento de água contaminada por esgoto, dejetos industriais e escoamento agrícola, é um dos grandes desafios que o país já enfrenta diante do crescimento econômico.
(C) O aumento da demanda por água e sua crescente escassez, somados a sua distribuição espacial e socialmente desigual pelo mundo trazem à questão hídrica um forte caráter geopolítico.  Os recursos hídricos não obedecem a limites territoriais administrativos o que dificulta politicamente sua gestão.
(D) A Amazônia brasileira corresponde à região do país com maior disponibilidade de água doce e pouco sofre com escassez de água potável, visto à crescente melhoria do acesso a água tratada e de o saneamento básico, fruto da relevância internacional que a região alcançou nas últimas décadas.
(E) Em escala regional, o setor da indústria é o que menos consome água para desenvolver as suas atividades relacionadas à tecnologia e derivados em geral, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
2-- (UFMT-2006/2)- Em setembro de 2005, o Bispo da Diocese de Barras (BA), Frei Luiz Cappio, entrou em greve de fome contra a intenção de transposição das águas do rio São Francisco. Projeto tão antigo quanto polêmico, revela, mais uma vez, a importância deste rio para a região nordeste, marcando a história do Brasil. A respeito, analise as assertivas abaixo.

I - O rio São Francisco foi um marco no avanço para o interior durante o período colonial impulsionado pela expansão da criação do gado vacum.

II - Graças à penetração norteada pelo curso do rio São Francisco no século XVIII, os estados como o atual Piauí foram ocupados do interior para o litoral.

III - Pressionado pela repercussão política do protesto de Dom Cappio, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva determinou significativa alteração no projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

IV - As maiores pressões contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco vêm do estado do Ceará devido ao receio de se ver prejudicado economicamente caso essa obra se efetue.

São corretas as assertivas:
(A) II e III, apenas.

(B)II, III e IV, apenas.

(C)I, III e IV, apenas.

(D)I, II, III e IV.

(E)I e II, apenas.
3- UFG 2009/1-A rede de drenagem, um dos componentes da bacia hidrográfica, tem sido alterada nas áreas urbanas mediantes a realização da canalização dos cursos d'água. As alterações promovidas por essa canalização implicam:
(A) na utilização das margens dos cursos d'água nas áreas urbanizadas para plantação de hortaliças irrigadas.
(B) no surgimento de movimentos de massa, em diferentes pontos do canal fluvial, decorrente da menor quantidade de água infiltrada.
(C) no aumento da velocidade das águas, em virtude da diminuição dos obstáculos naturais do leito fluvial.
(D) no aumento da infiltração das águas pluviais no solo, favorecida, pela manutenção da cobertura vegetal natural ao longo das margens.
(E) na utilização das margens planas para a implantação de edifícios comerciais.
4- (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
(A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
(B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
(C) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
(D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
(E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
5- (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
(A) desenvolver processos de reutilização da água.
(B) explorar leitos de água subterrânea.
(C) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
(D) captar águas pluviais.
(E) importar água doce de outros estados.
6- (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são respectivamente:
(A) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
(B) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
(C) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
(D) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
(E) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
7- (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

(A) reduzida área de solos agricultáveis.
(B) ausência de reservas de águas subterrâneas.
(C) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
(D) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
(E) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
8-Segundo a revista “Veja” de 21 de Agosto de 2002, a água contaminada por esgotos domésticos, esgotos industriais e lixo, por exemplo, mata 2,2 milhões de pessoas por ano no mundo. Seu efeito sobre os seres aquáticos também é devastador.
Se a liberação de um grande volume de esgoto industrial alterar a pressão osmótica da água de um pequeno reservatório de água doce, seus peixes poderão morrer em decorrência da:
(A)   Hipertemia
(B)   Asfixia
(C)   Hipotermia
(D)   Inanição
(E)    Desidratação
9- Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos:
I - evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d'água.
II - incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III - exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV - estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
a) somente I, II e III
b) somente I, II e IV
c) somente I, III e IV
d) somente II, III e IV
e) I, II, III e IV.
10- NARCOTRÁFICOS POLUEM NASCENTES DE RIOS NA AMAZÔNIA
Relatório alerta para risco de desastre ambiental por conta do despejo de produtos químicos usados no refino da cocaína (...). Cerca de 2500 espécies de peixes estão ameaçadas, segundo a Polícia Federal, por este tipo de poluição, além de milhões de variedades de vegetais, insetos e micro-organismos. (O GLOBO, 31/08/97)
A criação de uma camada isolante, pelo despejo de produtos químicos, forma uma barreira entre o sol e os vegetais. Essa barreira impede a fase clara da fotossíntese, em que ocorre a produção de:

(A) Gás Carbônico
(B) Ácido Lático
(C) Oxigênio
(D) Glicose
(E) Nitrogênio
11-O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.

12-A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas:
(A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.
(B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
(D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
(E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

 1º Bimestre Unidade A: O mundo que nos cerca

Objetivos específicos:
·         Observar, identificar, explicar e refletir a respeito do conceito de paisagem e lugar.
·         Diferenciar paisagem natural de espaço geográfico..
·         Ler, compreender e analisar textos escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.

Conteúdos:
Capítulo 1–Os elementos que compõem o mundo que nos cerca
Capítulo 2- A importância dos lugares na nossa vida.
-Lugar: Elemento fundamental no estudo da Geografia.

Capítulo 3- Reconhecer e Representar lugares diferentes
-Desenvolvendo a observação
-Os diversos elementos que compõem um lugar.
-O ser humano e os elementos naturais
-Recohecendo os lugares

2° Bimestre Unidade B: Com quem vivemos?
Objetivos específicos:
·         Ler e interpretar mapas, elaborar mapas, ler, construir e interpretar gráficos e tabelas.
·         Conhecer as principais características físicas, sociais e humanas.
·         Ler, compreender e analisar textos escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.

Conteúdos:
Capítulo 4- A vida em sociedade
-Conviver com o outro
-O indivíduo e as várias funções e regras
-Reconhecendo o nosso lugar
Capítulo 5- Reconhecendo diferentes populações
-As pessoas do mundo
-A população e seu território
Capítulo 6- A população brasileira
-Os maiores territórios do mundo
-Brasil:um país populoso
Capítulo 7-Nossa gente: os povos indígenas
-Conhecendo novos lugares
-Poucos, porém muitos
-Os índios são donos de suas terras?
-Os índios são realmente livres em seus territórios?
Capítulo 8-Nossa gente: Negros e Brancos
-Conhecendo mais um lugar
-Reconhecendo com quem vivemos
-Uma nova etnia na ocupação do território
-A composição da população brasileira

3° Bimestre Unidade C: A construção do mundo que nos cerca

Objetivos específicos:
·         Ler, compreender e analisar textos escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
·         Relacionar o processo de globalização ao aumento do consumismo.
·         Reconhecer a importância da mídia e da propaganda.
·         Perceber que as possibilidades de uma vida digna estão ligadas ao conjunto de serviços e oportunidades oferecidos em cada sociedade.

Conteúdos:
Capítulo 9- A transformação da natureza:o trabalho humano
-As marcas do homem
-O mundo do trabalho: uma teia de relações
Capítulo 10- A transformação da natureza: das matérias-primas às mercadorias
-O fazedor de milagres
-A divisão do trabalho
-De volta ao estudo da sociedade
Capítulo 11-A construção do espaço geográfico no Brasil
-A modificação da paisagem
-Como encaramos os elementos naturais?
-A construção do espaço
4° Bimestre Unidade D: A construção do espaço urbano
Objetivos específicos:
·         Ler, compreender e analisar textos escritos, elaborar textos descritivos, explicativos e sínteses.
Conteúdos:
Capítulo 12-Observando as cidades: o que elas nos revelam?
-Imagens da cidade
-A atração exercida pelas cidades
-Quantos vivem nas cidades?
Capítulo 13-Observando as cidades: a vida nas metrópoles
-As cidades no tempo
-As metrópoles nacionais
-Onde o brasileiro prefere morar?

Capítulo 14- O trabalho no espaço urbano:a produção de riqueza
-“Leite, quéqué isso?
-A atividade secundária
Capítulo 15- O trabalho no espaço urbano:o setor terciário
-Quanto custa?
-Como uma mercadoria chega até você
-Você é o consumidor


Unidade E:A construção do espaço rural
Objetivos específicos:
Identificar a imagem da sociedade em que vive e construir a imagem de um cidadão responsável.
Conteúdos:
Capítulo 16-Observando a paisagem rural:o que ela nos revela?
-Para ler, ouvir e dançar
-Dois mundos bem diferentes
-Diferentes paisagens rurais
Capítulo 17-O trabalho no campo: a agricultura familiar e a agricultura patronal
-Um lugar para passar as férias
-Agricultura de subsistência
-Propriedades familiares e propriedades patronais
Capítulo 18- O trabalho no campo: os proprietários rurais e o uso da terra
-Quem são os proprietários da terra?
-Os empresários do campo
-O que mais o campo produz?
Avaliação:
Componente A:
Durante o bimestre o professor utilizará um instrumento dissertativo abordando os conceitos trabalhados que somará os valores de (0 a 10).
A composição da prova individual resultará na nota (A) do aluno.

Componente B:
Ao longo de cada bimestre, os alunos terão, em todas as disciplinas, várias oportunidades para desenvolver trabalhos individuais e em grupo, bem como construir uma postura de estudante.
Assim sendo, serão estabelecidos critérios para avaliação do *Trabalho Individual e/ou em Grupo , Postura de Estudante (tarefa de casa, participação, comportamento, assiduidade), *Simulado e Prova Mensal .
A soma dos itens acima resultará na nota B do aluno.
*No 1º e no 3º bimestre o instrumento avaliativo (Simulado) será desenvolvido em sala como preparatório para os Simulados do 2º e 4º bimestres.

Média bimestral
            Será obtida pela soma dos componentes A+B : 2.
           
Recuperação
            O aluno que não alcançar a média (6.0) no Componente A ou na Média Bimestral terá a oportunidade de realizar uma prova de recuperação que terá valor de (0 a 8).










Caixa de texto: Roteiro de Estudo de Geografia - 1º Bimestre
6º Ano – Ensino Fundamental II
                                                                                                                                 
           Professor (a): Robson Deodato de Almeida 
Roteiro de Estudo Bimestral de Geografia
Conteúdos
UNIDADE A
O mundo que nos cerca
Capítulo 1-O olhar Geográfico
Os elementos que compõem o mundo que nos cerca
Reconhecendo o meu lugar
Capítulo 2- A importância dos lugares na nossa vida
Lugar: elemento fundamental no estudo da Geografia
A escolha de um lugar
Reconhecendo o meu lugar
Capítulo 3- Reconhecer e representar lugares diferentes
Desenvolvendo a observação
Os diversos elementos que compõem um lugar
O ser humano e os elementos naturais
Reconhecendo os lugares
UNIDADE B
Capítulo 4- Com quem vivemos?
Conviver com o outro
O indivíduo e as várias funções e regras
Reconhecendo o nosso lugar

Como organizar seu estudo:
·         Estabeleça um horário diário para o estudo;
·         Determine no mínimo uma hora em seu dia para estudar.
·         Evite, quanto possível, estudar à noite;
·         Preste toda atenção possível. Afaste-se de tudo que o (a) distrai;
Chegue à aula pontualmente para não perder as instruções do professor.
Como estudar Geografia                   
-Releia os textos se atentando as partes grifadas;
-Observe os detalhes das ilustrações e desenhos;
-Reveja as pesquisas solicitadas pelo professor sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
-Faça anotações: Criar o hábito de anotar as principais informações ajuda a direcionar a atenção para o que o professor diz.
-Escreva em seu caderno as palavras destacadas na apostila e inclua em seu dicionário geográfico.
-Releia os resumos dos conteúdos que elaboramos.


           BOM ESTUDO
Tema: Bacias Hidrográficas Brasileiras
-Bacia Amazônica
-Bacia Tocantins Araguaia
-Bacia Paraná
-Bacia São Francisco
-Bacia do Paraguai
-Bacia do Uruguai
Objetivo:
Aprender e compreender sobre a importância da hidrografia brasileira para a sociedade em que vivemos.
Metodologia
O trabalho deverá ser apresentado em slides (Power point) e também em parte escrito por grupo com (capa, índice, paginado, bibliografia e conclusão, fonte Arial, tamanho 11 o texto e título e subtítulos tamanho 14).
-Elaboração de slides no Power Point, com no mínimo 10 slides e máximo 20  slides.
-A apresentação em slides deve conter mais imagens e alguns tópicos relacionados ao assunto.
Dicas de como montar um trabalho em slides 
Uma imagem vale mais que mil palavras também em uma apresentação de slides, portanto, sempre que possível, substitua uma frase ou um parágrafo por uma imagem.Fale mais e escreva menos, se o texto for indispensável, tente escrever pouco, pois slides enxutos são mais bonitos e tornam a apresentação mais dinâmica.
Seu slide está redondinho: claro, objetivo e despoluído. Mas, na hora de apresentação você começa a ler! Esqueça isso! Treine bastante em casa, releia os textos que serviram de base para a criação da apresentação e não leia. Quando estiver palestrando para outras pessoas, tenha postura: nada de colocar as mãos no bolso ou cruzar os braços.